Autor |
Oliveira, Ivânia Silva de; Rodrigues, Joice Soares; Zanella, Andrisa Kemel; Nascimento, Flavia Marchi; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5624724175235126; http://lattes.cnpq.br/5956285454214202; http://lattes.cnpq.br/0179070058662351; http://lattes.cnpq.br/0831981294417458; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Conhecendo o corpo através de brincadeiras dançadas; |
Resumo |
Este trabalho caracteriza-se como um relato reflexivo sobre as experiências vivenciadas como bolsistas do PIBID/UFPel/Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório. Esta experiência se deu com uma turma de 19 alunos do 1º ano do ensino fundamental (faixa etária de 6/7 anos). Durante as reuniões de área do primeiro semestre de 2017 foi sugerida a criação de um projeto individual com atividades para serem ministradas nos encontros disciplinares, que teve seu início em maio e se estenderá até dezembro. O projeto elaborado proporciona uma maior percepção de como as aulas se organizam, se estruturam e são desenvolvidas. Com o projeto em desenvolvimento, surgiu a ideia de utilizar de brincadeiras diversas que visassem trabalhar conteúdos como: consciência corporal - a forma, o volume e o peso; formas de locomoção, deslocamentos e orientação no espaço (caminhos, direções e níveis); peso corporal, equilíbrio e percepção rítmica, para ampliar e auxiliar os alunos no seu desenvolvimento e conhecimento de seus limites. Mas porque inserir a dança nas brincadeiras se elas por si só já são movimentações? As brincadeiras possuem movimentações, mas em sua maioria são codificadas e as crianças já estão “acostumadas” a elas.; |
Palavras-chave |
Dança; Brincadeiras; PIBID; Autoconhecimento; Coordenação; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8303; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |