Abstract:
Este trabalho caracteriza-se como um relato reflexivo sobre as experiências vivenciadas como bolsistas do PIBID/UFPel/Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório. Esta experiência se deu com uma turma de 19 alunos do 1º ano do ensino fundamental (faixa etária de 6/7 anos). Durante as reuniões de área do primeiro semestre de 2017 foi sugerida a criação de um projeto individual com atividades para serem ministradas nos encontros disciplinares, que teve seu início em maio e se estenderá até dezembro. O projeto elaborado proporciona uma maior percepção de como as aulas se organizam, se estruturam e são desenvolvidas. Com o projeto em desenvolvimento, surgiu a ideia de utilizar de brincadeiras diversas que visassem trabalhar conteúdos como: consciência corporal - a forma, o volume e o peso; formas de locomoção, deslocamentos e orientação no espaço (caminhos, direções e níveis); peso corporal, equilíbrio e percepção rítmica, para ampliar e auxiliar os alunos no seu desenvolvimento e conhecimento de seus limites. Mas porque inserir a dança nas brincadeiras se elas por si só já são movimentações? As brincadeiras possuem movimentações, mas em sua maioria são codificadas e as crianças já estão “acostumadas” a elas.