Mostrar registro simples

Autor Flora, Jader Leonardo Rodrigues Della; Amarante, Rayssa Tormes do; Mousquer, Elenir de Fátima Cazzarotto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6927260821391149; http://lattes.cnpq.br/7284763046076857; http://lattes.cnpq.br/4450428189557945;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Avaliação: dilemas e desafios na formação docente;
Resumo Este trabalho foi uma provocação da disciplina de Políticas, Gestão e Organização da Educação, presente nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha, na turma constituída por acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológica, que assistiu ao filme “Pro Dia Nascer Feliz”, em que é problematizada a situação educacional no país. Após foram elencados alguns temas, como: Planejamento Educacional, Formação Docente, Educação Inclusiva, Gestão da Sala de Aula, Avaliação da aprendizagem e Conselho de Classe. A turma foi divida em grupos, cada grupo assumiu um tema para investigar, pela pesquisa bibliográfica e após compartilhar com os colegas. Nosso grupo estudou sobre a avaliação da aprendizagem e o conselho de classe, tema que mais chamou a atenção da turma, causando polêmica entre os acadêmicos, gerando discussões, o que abriu espaço para desconstrução de alguns preconceitos. A avaliação é uma prática docente que tem como objetivo provocar os educadores a realizar uma reflexão sobre como está se efetivando o ensino e a aprendizagem de seus alunos, se faz necessário, que os acadêmicos coloquem-se em sua condição de futuros professores para pensar o processo avaliativo e seus desafios, obtendo em sua formação inicial preparação para realizar esta tarefa docente.;
Palavras-chave Avaliação; Reflexão; Formação docente;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8301;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística