Resumo:
Este trabalho foi uma provocação da disciplina de Políticas, Gestão e Organização da Educação, presente nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha, na turma constituída por acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológica, que assistiu ao filme “Pro Dia Nascer Feliz”, em que é problematizada a situação educacional no país. Após foram elencados alguns temas, como: Planejamento Educacional, Formação Docente, Educação Inclusiva, Gestão da Sala de Aula, Avaliação da aprendizagem e Conselho de Classe. A turma foi divida em grupos, cada grupo assumiu um tema para investigar, pela pesquisa bibliográfica e após compartilhar com os colegas.
Nosso grupo estudou sobre a avaliação da aprendizagem e o conselho de classe, tema que mais chamou a atenção da turma, causando polêmica entre os acadêmicos, gerando discussões, o que abriu espaço para desconstrução de alguns preconceitos.
A avaliação é uma prática docente que tem como objetivo provocar os educadores a realizar uma reflexão sobre como está se efetivando o ensino e a aprendizagem de seus alunos, se faz necessário, que os acadêmicos coloquem-se em sua condição de futuros professores para pensar o processo avaliativo e seus desafios, obtendo em sua formação inicial preparação para realizar esta tarefa docente.