Autor |
Krüger, Kelen; Chaves, Taniamara Vizzotto; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4243897976308435; http://lattes.cnpq.br/5956372151365815; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Concepções e práticas sobre o ensino de física na educação de jovens e adultos nas escolas públicas de São Borja/RS; |
Resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no qual o condicionamento legal, deve ser ofertada de forma gratuita àqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no ensino fundamental ou médio na idade regular (BRASIL, Lei 9.394. 1996, art. 37). Essa modalidade é constituída por uma diversidade de educandos, com experiências de vida, idades e objetivos distintos. De acordo com Dayrell (1996 apud GIOVANETTI, 2011, p. 250), “o que cada um deles é ao chegar à escola é fruto de um conjunto de experiências sociais vivenciadas nos mais diferentes espaços sociais”. Desse modo, é importante pensar em uma prática que vá ao encontro dessas experiências já existentes. Ainda segundo esse autor, pensar nos alunos da EJA como sujeitos socioculturais, “trata-se de compreender os jovens e adultos, na sua diferença, enquanto indivíduos que possuem historicidade.” E o professor deve procurar refletir sobre as dificuldades que esses alunos enfrentam no dia a dia, os valores que possuem, e os objetivos que pretendem alcançar. Segundo Giovanetti (2011) ao ver os alunos da EJA como sujeitos em plena construção, acreditamos na capacidade que eles tem de superar suas dificuldades enquanto pertencentes a uma sociedade.; |
Palavras-chave |
EJA; Ensino de física; Ensino Médio; Percepções dos estudante; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8300; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |