RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Concepções e práticas sobre o ensino de física na educação de jovens e adultos nas escolas públicas de São Borja/RS

Mostrar registro simples

Autor Krüger, Kelen; Chaves, Taniamara Vizzotto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4243897976308435; http://lattes.cnpq.br/5956372151365815;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Concepções e práticas sobre o ensino de física na educação de jovens e adultos nas escolas públicas de São Borja/RS;
Resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no qual o condicionamento legal, deve ser ofertada de forma gratuita àqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no ensino fundamental ou médio na idade regular (BRASIL, Lei 9.394. 1996, art. 37). Essa modalidade é constituída por uma diversidade de educandos, com experiências de vida, idades e objetivos distintos. De acordo com Dayrell (1996 apud GIOVANETTI, 2011, p. 250), “o que cada um deles é ao chegar à escola é fruto de um conjunto de experiências sociais vivenciadas nos mais diferentes espaços sociais”. Desse modo, é importante pensar em uma prática que vá ao encontro dessas experiências já existentes. Ainda segundo esse autor, pensar nos alunos da EJA como sujeitos socioculturais, “trata-se de compreender os jovens e adultos, na sua diferença, enquanto indivíduos que possuem historicidade.” E o professor deve procurar refletir sobre as dificuldades que esses alunos enfrentam no dia a dia, os valores que possuem, e os objetivos que pretendem alcançar. Segundo Giovanetti (2011) ao ver os alunos da EJA como sujeitos em plena construção, acreditamos na capacidade que eles tem de superar suas dificuldades enquanto pertencentes a uma sociedade.;
Palavras-chave EJA; Ensino de física; Ensino Médio; Percepções dos estudante;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8300;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística