Resumen:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no qual o condicionamento legal, deve ser ofertada de forma gratuita àqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no ensino fundamental ou médio na idade regular (BRASIL, Lei 9.394. 1996, art. 37). Essa modalidade é constituída por uma diversidade de educandos, com experiências de vida, idades e objetivos distintos. De acordo com Dayrell (1996 apud GIOVANETTI, 2011, p. 250), “o que cada um deles é ao chegar à escola é fruto de um conjunto de experiências sociais vivenciadas nos mais diferentes espaços sociais”. Desse modo, é importante pensar em uma prática que vá ao encontro dessas experiências já existentes. Ainda segundo esse autor, pensar nos alunos da EJA como sujeitos socioculturais, “trata-se de compreender os jovens e adultos, na sua diferença, enquanto indivíduos que possuem historicidade.” E o professor deve procurar refletir sobre as dificuldades que esses alunos enfrentam no dia a dia, os valores que possuem, e os objetivos que pretendem alcançar. Segundo Giovanetti (2011) ao ver os alunos da EJA como sujeitos em plena construção, acreditamos na capacidade que eles tem de superar suas dificuldades enquanto pertencentes a uma sociedade.