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Das canoas indígenas aos navios de transporte de carga: a física das embarcações

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Autor Teles, Laurita Istéfani da Silva; Silva, Ewerson Martins da; Costa, Sueli do Rocio do Nascimento; Portela, Caroline Dorada Pereira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9596912878636074; http://lattes.cnpq.br/4192907854200014; http://lattes.cnpq.br/5291572376115343; http://lattes.cnpq.br/1452342237126792;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Das canoas indígenas aos navios de transporte de carga: a física das embarcações;
Resumo São diversos os fatores impeditivos do ensino de física para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, pesquisadores evidenciam a abordagem de conceitos físicos no início da escolarização como um fator positivo, com qualidades ímpares, no que tange a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos (Carvalho et al, 2005; Schroeder, 2007; Loureiro e Lima, 2013; Teles, et al 2016; Teles, Tomaczeski e Portela, 2017). Em geral, as crianças apresentam bastante interesse em fenômenos naturais e pela busca do como e porquê das coisas como elas são (Loureiro e Lima, 2013). O ensino de ciências físicas tem, portanto, a contribuir integralmente para o desenvolvimento da criança, motivando o processo de aprendizagem da mesma, uma vez que coloca o aluno diante de problemas desafiadores, instigando a busca de suas próprias respostas. Todavia, Ostermann e Moreira (1990) constataram, em sua pesquisa, a existência de um paradoxo: os professores de séries iniciais reconhecem o interesse dos alunos em ciências, porém sentem-se inseguros para ensinar a disciplina.;
Palavras-chave Ensino por investigação; Embarcações; Física; Ensino fundamental;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8291;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


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