Resumo:
São diversos os fatores impeditivos do ensino de física para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, pesquisadores evidenciam a abordagem de conceitos físicos no início da escolarização como um fator positivo, com qualidades ímpares, no que tange a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos (Carvalho et al, 2005; Schroeder, 2007; Loureiro e Lima, 2013; Teles, et al 2016; Teles, Tomaczeski e Portela, 2017). Em geral, as crianças apresentam bastante interesse em fenômenos naturais e pela busca do como e porquê das coisas como elas são (Loureiro e Lima, 2013). O ensino de ciências físicas tem, portanto, a contribuir integralmente para o desenvolvimento da criança, motivando o processo de aprendizagem da mesma, uma vez que coloca o aluno diante de problemas desafiadores, instigando a busca de suas próprias respostas. Todavia, Ostermann e Moreira (1990) constataram, em sua pesquisa, a existência de um paradoxo: os professores de séries iniciais reconhecem o interesse dos alunos em ciências, porém sentem-se inseguros para ensinar a disciplina.