RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Leitura, produção e interpretação textual em cena: análise de ações desenvolvidas pelo subprojeto de Letras no PIBID/UNISUL no primeiro semestre de 2017

Mostrar registro simples

Autor Abreu, Cíntia Viviane Fernande de; Santos, Jéssica Freitas dos; Luciano, Suelen Francez Machado;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1952528208814287; http://lattes.cnpq.br/9563526914222316; http://lattes.cnpq.br/7977534478024630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Leitura, produção e interpretação textual em cena: análise de ações desenvolvidas pelo subprojeto de Letras no PIBID/UNISUL no primeiro semestre de 2017;
Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa do Governo Federal que visa a inserir os estudantes das licenciaturas no contexto das escolas públicas. O subprojeto de Letras-Língua Portuguesa participa do Pibid, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), desde o ano de 2010, fundamentando-se na concepção de que o ato de aprender e de ensinar está interligado. Sublinha-se, assim, a relação dialética que se estabelece entre teoria e prática, uma vez que entendemos que as teorias são advindas de atividades práticas e, por sua vez, as atividades práticas recebem orientações de alguma teoria. Ressaltamos que os bolsistas de iniciação à docência recebem orientação sobre a relevância das ações que evidenciam o caráter interdisciplinar, a colaboração e a interação. Nesse contexto, a atividade de monitoria constitui o conhecimento da metodologia utilizada pelo professor, sendo ação imprescindível para tomar conhecimento da sua prática de ensino e também para que ocorra a mútua adaptação entre pibidianos e comunidade escolar. Após essa observação, os bolsistas identificam as dificuldades enfrentadas pelos estudantes quanto à compreensão do conteúdo e proporcionam um atendimento diferenciado em horários de contra turno, através do reforço escolar.;
Palavras-chave Formação docente; Educação básica; Língua Portuguesa; Integração; Compromisso social;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8289;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística