Abstract:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa do Governo Federal que visa a inserir os estudantes das licenciaturas no contexto das escolas públicas. O subprojeto de Letras-Língua Portuguesa participa do Pibid, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), desde o ano de 2010, fundamentando-se na concepção de que o ato de aprender e de ensinar está interligado. Sublinha-se, assim, a relação dialética que se estabelece entre teoria e prática, uma vez que entendemos que as teorias são advindas de atividades práticas e, por sua vez, as atividades práticas recebem orientações de alguma teoria.
Ressaltamos que os bolsistas de iniciação à docência recebem orientação sobre a relevância das ações que evidenciam o caráter interdisciplinar, a colaboração e a interação. Nesse contexto, a atividade de monitoria constitui o conhecimento da metodologia utilizada pelo professor, sendo ação imprescindível para tomar conhecimento da sua prática de ensino e também para que ocorra a mútua adaptação entre pibidianos e comunidade escolar. Após essa observação, os bolsistas identificam as dificuldades enfrentadas pelos estudantes quanto à compreensão do conteúdo e proporcionam um atendimento diferenciado em horários de contra turno, através do reforço escolar.