RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Experiência em sala de aula: um estudo sobre a contribuição de Cascudo para a construção do patrimônio alimentar brasileiro

Mostrar registro simples

Autor Araújo, Rebeca Oliveira; Souza, Janaina Macagnan de; Wichinieski, Leticia; Abreu, Marcio Adriano Gomes de; Cordeiro, Maria Luisa; Winter, Katia de Fátima Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4200319474178211; http://lattes.cnpq.br/3135921884319995;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Experiência em sala de aula: um estudo sobre a contribuição de Cascudo para a construção do patrimônio alimentar brasileiro;
Resumo O projeto desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em História, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuante no Colégio Estadual Professora Luiza Ross, em Curitiba, com duas turmas de oitavos anos (8ºD e 8ºE) tem como proposta trabalhar a história da alimentação em sala a partir de um dos maiores nomes do estudo do tema no Brasil: Luís da Câmara Cascudo. O projeto se dirige em questionar sobre: Qual a contribuição que o autor traz sobre o patrimônio alimentar brasileiro? E, como trabalhar tal questão em sala de aula? O objetivo geral consiste em analisar as principais características da contribuição do autor para a história do patrimônio alimentar brasileiro em sala de aula. Os objetivos específicos se desdobram em: a) pesquisar sobre a figura de Câmara Cascudo; b) investigar metodologias para trabalhar a história da alimentação de Cascudo em sala de aula; c) comentar sobre a cozinha nacional brasileira na perspectiva do autor, relacionando com o patrimônio imaterial; d) desenvolver em sala de aula as bases da alimentação brasileira: indígena, africana e portuguesa, no século XVI.;
Palavras-chave História da alimentação; Cascudo; PIBID;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8288;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística