Autor |
Eloi, Luiza Corrêa; Zamperetti, Maristani Polidori; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2324984771630592; http://lattes.cnpq.br/8058990518394490; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Arte e educação ambiental na aprendizagem livre interdisciplinar; |
Resumo |
A escola enquanto Instituição cultural responsável pela manutenção e geração de padrões sociais que atuam em determinada sociedade, reflete em seu espaço institucional os costumes e vivências experienciados em seu núcleo externo, sendo ela mesma uma extensão da vida e não uma comunidade apartada em si. A disciplinaridade dentro do currículo escolar por vezes desmantela tal conexão entre escola e vida através da fragmentação de conteúdos em espaços de tempo que estabelecem limites para aprendizagem de uma ou outra competência, sendo a interdisciplinaridade uma prática que retoma os princípios sistêmicos da natureza e da interconexão de tudo que a constitui. Segundo Capra (2006), deve-se haver um esforço para a evolução do currículo escolar de um estágio de fragmentação para um modelo sistêmico, com o entendimento de que “todo ambiente natural ou construído é um espaço educativo e de aprendizagem.” (p. 18); |
Palavras-chave |
Arte Educação; Educação Ambiental; Ecologia; Interdisciplinaridade; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8281; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |