RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Geometria fractal no mural da escola: relato de uma atividade pedagógica PIBID/Matemática/FURB

Mostrar registro simples

Autor Baier, Tania; Pereira, Rúbia Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6543586201650401; http://lattes.cnpq.br/1717795988671808;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Geometria fractal no mural da escola: relato de uma atividade pedagógica PIBID/Matemática/FURB;
Resumo Neste texto é relatada uma vivência pedagógica realizada na escola parceira PIBID denominada Almirante Tamandaré, localizada no município de Blumenau (SC), por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade de Blumenau (FURB). As atividades objetivaram: (a) Otimizar a ação pedagógica dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, no sentido de exercer uma prática docente de caráter inovador e interdisciplinar; (b) Apresentar conceitos matemáticos criados no século XX; (c) Evidenciar a beleza de árvores, corais e vegetais que possuem forma fractal; (d) Enfocar os fractais usados em projetos arquitetônicos. Inicialmente os bolsistas estudaram os conceitos elementares da geometria fractal abordados em Baier (2017) e, em seguida, foi elaborado um painel que foi exposto no pátio da escola sendo priorizados os conteúdos matemáticos árvores fractais, segmentos de reta e ângulos.;
Palavras-chave Geometria fractal; Ensino fundamental; Arquitetura;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8270;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística