Resumo:
Neste texto é relatada uma vivência pedagógica realizada na escola parceira PIBID denominada Almirante Tamandaré, localizada no município de Blumenau (SC), por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade de Blumenau (FURB). As atividades objetivaram: (a) Otimizar a ação pedagógica dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, no sentido de exercer uma prática docente de caráter inovador e interdisciplinar; (b) Apresentar conceitos matemáticos criados no século XX; (c) Evidenciar a beleza de árvores, corais e vegetais que possuem forma fractal; (d) Enfocar os fractais usados em projetos arquitetônicos. Inicialmente os bolsistas estudaram os conceitos elementares da geometria fractal abordados em Baier (2017) e, em seguida, foi elaborado um painel que foi exposto no pátio da escola sendo priorizados os conteúdos matemáticos árvores fractais, segmentos de reta e ângulos.