RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Utilização de uma situação de estudo como ferramenta didatica para o ensino de mol

Mostrar registro simples

Autor Macedo, Jean Carlos Silva de; Giuli, Camila Marques de; Nobile, Carla Montenegro Balan; Cirino, Marcelo Maia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0546978613003947; http://lattes.cnpq.br/3308919847682389; http://lattes.cnpq.br/7952492082756341;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Utilização de uma situação de estudo como ferramenta didatica para o ensino de mol;
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID, no grupo PIBID/Química, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O relato se refere a uma situação de estudo cuja aplicação se deu no Colégio Estadual Nilo Peçanha, na cidade de Londrina, no Paraná. O tema escolhido foi “Mol”, que é tradicionalmente um conteúdo de difícil compreensão, pois, na maioria das vezes, os estudantes do Ensino Médio acabam por associá-lo ao conceito de massa molar ou massa atômica expressa em gramas. É o que aponta pesquisa de Soares (2006). Uma outra investigação, mais antiga, também mostra que os alunos das séries iniciais do Ensino Médio acabam com frequência definindo mol como unidade de massa e não quantidade de matéria, e esse conceito muitas vezes é carregado até a universidade. (GARCIA et al., 1990).;
Palavras-chave Situação de Estudo (SE); mol; Quantidade de matéria;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8264;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística