Mostrar registro simples

Autor Oliveira, Luiz Ricardo Bertoldi de; Wolff, Rosane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5787811469564425; http://lattes.cnpq.br/3925410895884455;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Poemas para estudar matemática;
Resumo Nessa comunicação, apresento as contribuições do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para a realização de meu Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, quando fui encorajado a propor o uso de poemas para estudar Matemática, paralelamente, trago reflexões sobre meu próprio processo formativo. Em nenhum momento almejei ser professor e, se refletirmos sobre as escolhas que fazemos durante a vida, o caminho é como o andar de um bêbado, com a alternância de passos corretos e errados. Entre esses meus passos, veio a escolha pela educação, carregada de incertezas e dúvidas. Enquanto me formava professor de matemática, percebi o gosto em educar e me identifiquei com o papel de formador de cidadãos, nesse espaço de possibilidades de transformação social e pensamento crítico. Em contextos educacionais é recorrente o discurso sobre a importância do aluno ser protagonista do próprio processo de produção de conhecimento. Nesse sentido, se faz necessário refletir a respeito da metodologia de ensino ou prática docente. Para educar é importante que se perceba o contexto em que o aluno está inserido, incentivando seu potencial para criar, imaginar, experimentar, explorar e aprender por suas próprias experiências. O papel do professor envolve mediação, questionamento e busca pelas potencialidades.;
Palavras-chave Matemática; Formação de professor; Estágio; Docência;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8261;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística