Resumo:
Nessa comunicação, apresento as contribuições do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para a realização de meu Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, quando fui encorajado a propor o uso de poemas para estudar Matemática, paralelamente, trago reflexões sobre meu próprio processo formativo.
Em nenhum momento almejei ser professor e, se refletirmos sobre as escolhas que fazemos durante a vida, o caminho é como o andar de um bêbado, com a alternância de passos corretos e errados. Entre esses meus passos, veio a escolha pela educação, carregada de incertezas e dúvidas. Enquanto me formava professor de matemática, percebi o gosto em educar e me identifiquei com o papel de formador de cidadãos, nesse espaço de possibilidades de transformação social e pensamento crítico.
Em contextos educacionais é recorrente o discurso sobre a importância do aluno ser protagonista do próprio processo de produção de conhecimento. Nesse sentido, se faz necessário refletir a respeito da metodologia de ensino ou prática docente. Para educar é importante que se perceba o contexto em que o aluno está inserido, incentivando seu potencial para criar, imaginar, experimentar, explorar e aprender por suas próprias experiências. O papel do professor envolve mediação, questionamento e busca pelas potencialidades.