Resumo:
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID – desde agosto de 2010. Desde então, tenho orientado as ações do subprojeto de Matemática que tem na Docência Colaborativa seu principal fundamento ao conceber o papel da escola na formação de professor. A Docência Colaborativa consiste no modo de atuação do bolsista de iniciação à docência ao acompanhar um professor regente de turma, observando sua atuação e, gradativamente, ampliando o seu protagonismo. O bolsista acompanha a prática docente em seus diferentes âmbitos, seja na sala de aula, no recreio, nas reuniões, em planejamentos, elaboração de materiais, entre outras atividades. O processo de colaboração inclui também o planejamento, a discussão e a avaliação do trabalho desenvolvido.
Ao longo desses quase 8 anos de coordenação, tive a oportunidade de analisar, discutir e refletir a respeito das contribuições do PIBID ao processo formativo, sempre tomando como foco de estudo as produções dos bolsistas de iniciação à docência. No presente relato, trago análises e reflexões a respeito do papel do professor supervisor nesse processo formativo, considerando que o mesmo dispõe de saberes próprios da docência que são mobilizados tanto no seu fazer, como no modo de orientar, conduzir e inspirar os bolsistas de iniciação à docência.