Autor |
Fernandes, Mireli Hainzenreder; Cardoso, Michele Gonçalves; Coelho, Tiago da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8322253023145233; http://lattes.cnpq.br/3575609840189267; http://lattes.cnpq.br/6459762939804251; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A atuação do projeto do PIBID subprojeto de história da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC: relato de experiências; |
Resumo |
Existe uma discussão frequente que permeia os espaços educacionais no Brasil, esta evidencia que a profissão de professor está em crise, que as licenciaturas estão em decadência. O interesse pela profissão docente diminuiu no mesmo ritmo da ausência de políticas públicas que valorizem o profissional, pelas condições de trabalho precarizadas, baixos salários. O PIBID surge nesse cenário em 2007 como incentivo, contribuindo para formação de professores, para permanência de acadêmicas/acadêmicos na universidade, visando a melhoria da educação pública.
Esse trabalho analisa a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC da cidade de Criciúma Santa Catarina. O programa criado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior – CAPES, tem por intuito inserir os acadêmicos/as de licenciatura nas escolas públicas, bem como contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes e melhoria na qualidade da educação básica pública brasileira.; |
Palavras-chave |
PIBID; História; Relato de experiência; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8256; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |