RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Documentação pedagógica como instrumento favorecedor da reflexão sobre a própria prática

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Lorenzon, Mateus; Pissaia, Luis Felipe; Monteiro, Sabrina; Moccelin, Jéssica Maria;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9829699736308568; http://lattes.cnpq.br/7946134894121915; http://lattes.cnpq.br/8553586683379525; http://lattes.cnpq.br/5629726616406060;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Documentação pedagógica como instrumento favorecedor da reflexão sobre a própria prática;
metadataTrad.dc.description.resumo Neste resumo, refletimos sobre a possibilidade da documentação pedagógica agir como um instrumento favorecedor da reflexão sobre a própria prática. Uma vez que os autores do estudo são docentes de Educação Básica o que propomos é um relato e análise de práticas de reflexão sobre a documentação produzidas em decorrência de situações de aprendizagem que desenvolvemos para e com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizamos a expressão documentação pedagógica para designar uma prática sistêmica de escuta, registro e reflexão de episódios que ocorrem no ambiente escolar. Silva (2011) compreende a documentação pedagógica como um dos princípios do planejamento na abordagem emergente, compreendido aqui como um conjunto de práticas singulares desenvolvidas por escolas públicas de Educação Infantil da região de Reggio Emilia/Itália. Assim, ao lado de outros onze princípios, a documentação pedagógica é vista como uma característica essencial dos professores reggianos.;
metadataTrad.dc.subject Documentação pedagógica; Reflexão; Desenvolvimento profissional;
metadataTrad.dc.type Resumo de evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8250;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics