RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Circulando: o circular como proposta interdisciplinar na escola

Mostrar registro simples

Autor Alves, Zaira Cristina Heitelvan; Jandrey, Rubia Aiesa Pinto Pioner;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2906629499252715; http://lattes.cnpq.br/3289101491319216;
Orientador Sant’Anna, Sita Mara Lopes; Reinehr, Rosmarie;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5195153340421188; http://lattes.cnpq.br/7928134377070048;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Circulando: o circular como proposta interdisciplinar na escola;
Resumo Este texto apresenta narrativas sobre os percursos do Projeto Circulando: O Circular como proposta interdiciplinar na Escola, planejado, coletivamente, envolvendo a experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UERGS, em 2016, pelas alunas 5º e 7º semestre do curso Licenciatura em Pedagogia, realizado em uma escola estadual, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, com crianças de 9 anos, localizada na região conhecida como Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O Projeto Circulando foi constituído a partir de diagnóstico, envolvendo demandas da equipe gestora da escola e de outras, provenientes da professora da turma e de momentos de observação realizados. Com base nos estudos de Morin (1997) a concepção dos sujeitos da educação está permeada pelos princípios da complexidade humana. Segundo o autor, Complexus é o que é tecido junto, de forma inseparável e indissociável. Nessa perspectiva, o sujeito da educação constitui-se de forma múltipla, por emoções, sentimentos, sensações, movimentos, diversas razões, corporeidades, espiritualidades e etc.;
Palavras-chave Iniciação à docência; Oficinas pedagógicas; PIBID; Interdisciplinaridade; Formação inicial;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8249;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística