Resumen:
Este texto apresenta narrativas sobre os percursos do Projeto Circulando: O Circular como proposta interdiciplinar na Escola, planejado, coletivamente, envolvendo a experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UERGS, em 2016, pelas alunas 5º e 7º semestre do curso Licenciatura em Pedagogia, realizado em uma escola estadual, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, com crianças de 9 anos, localizada na região conhecida como Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O Projeto Circulando foi constituído a partir de diagnóstico, envolvendo demandas da equipe gestora da escola e de outras, provenientes da professora da turma e de momentos de observação realizados.
Com base nos estudos de Morin (1997) a concepção dos sujeitos da educação está permeada pelos princípios da complexidade humana. Segundo o autor, Complexus é o que é tecido junto, de forma inseparável e indissociável. Nessa perspectiva, o sujeito da educação constitui-se de forma múltipla, por emoções, sentimentos, sensações, movimentos, diversas razões, corporeidades, espiritualidades e etc.