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UP: Protetores da floresta uma proposta de inserção de tecnologias digitais no primeiro ano do ensino fundamental

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Autor Marques, Leonardo Andrei; Odorizzi, Alessandra; Heinig, Carlos Eduardo; Oliveira, José Carlos de; Debortoli, Luis; Pellense, Thiago; Lopes, Maurício Capobianco;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8926790940349516; http://lattes.cnpq.br/1372813462115875; http://lattes.cnpq.br/4351433250058689; http://lattes.cnpq.br/8048926500838034; http://lattes.cnpq.br/2487859882670844;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título UP: Protetores da floresta uma proposta de inserção de tecnologias digitais no primeiro ano do ensino fundamental;
Resumo As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são recursos com potencial para a inovação nos espaços formais de educação. Elas podem ser aplicadas de diversos modos, seja para a apresentação de slides, produção de mídias como textos, áudios e vídeos, em simulações, jogos, entre outros. A tecnologia traz para a educação um leque de infinitas possibilidades pedagógicas, como: apresentações multimídias, reprodução de músicas, fotos, vídeos, slides, entre tantas outras possibilidades existentes (CARDOSO, 2007). Entretanto, pode-se notar que muitos professores têm medo de utilizar as tecnologias digitais como aliadas, pois não possuem a formação adequada para lidar com o que está acessível a eles. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a experiência do subprojeto interdisciplinar de Tecnologias Digitais na produção de um filme de curta-metragem denominado “O Protesto do Saci”. O projeto desenvolvido envolveu o tema do Folclore Nacional e foi aplicado com 19 estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, em Blumenau(SC). De acordo com Geraldo e Guimarães (2002), o folclore faz parte da vida de todos. Além disso, ele “[...] contribui e recebe contribuições de outras expressões de cultura, mantendo, no entanto, suas características de espontaneidade e aceitação coletiva, não se permitindo a intromissão de agentes estranhos”.;
Palavras-chave Curta-metragem; Educação; Tecnologias;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8242;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


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