Resumo:
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são recursos com potencial para a inovação nos espaços formais de educação. Elas podem ser aplicadas de diversos modos, seja para a apresentação de slides, produção de mídias como textos, áudios e vídeos, em simulações, jogos, entre outros. A tecnologia traz para a educação um leque de infinitas possibilidades pedagógicas, como: apresentações multimídias, reprodução de músicas, fotos, vídeos, slides, entre tantas outras possibilidades existentes (CARDOSO, 2007). Entretanto, pode-se notar que muitos professores têm medo de utilizar as tecnologias digitais como aliadas, pois não possuem a formação adequada para lidar com o que está acessível a eles. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a experiência do subprojeto interdisciplinar de Tecnologias Digitais na produção de um filme de curta-metragem denominado “O Protesto do Saci”. O projeto desenvolvido envolveu o tema do Folclore Nacional e foi aplicado com 19 estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, em Blumenau(SC). De acordo com Geraldo e Guimarães (2002), o folclore faz parte da vida de todos. Além disso,
ele “[...] contribui e recebe contribuições de outras expressões de cultura, mantendo, no entanto, suas características de espontaneidade e aceitação coletiva, não se permitindo a intromissão de agentes estranhos”.