RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Soltando pipas: o resgate de brincadeiras infantis e a construção de brinquedos como prática docente nos anos iniciais

Mostrar registro simples

Autor Leite, Giulia Sallaberry; Casarin, Celeide Haudt; Silva, Felipe Fernando Guimarães da; Silva, Luiza Gastmann da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7435197140588442; http://lattes.cnpq.br/4287612275478078; http://lattes.cnpq.br/7130813490476908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Soltando pipas: o resgate de brincadeiras infantis e a construção de brinquedos como prática docente nos anos iniciais;
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, executado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como um dos seus objetivos inserir os bolsistas na escola de educação básica de forma que possam vivenciar práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar (CAPES, 2013). O Projeto Interdisciplinar do PIBID da Universidade Federal de Pelotas prevê atividades que promovam práticas sociais/culturais/recreativas, envolvendo a língua escrita, brincadeiras, jogos, cultura lúdica, música, dança e educação física para os anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil o brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados. O Brinquedo é a ferramenta do brincar infantil. Tudo aquilo que estimula a criança a descobrir, inventar, analisar, comparar, diferenciar, classificar, etc. É sem dúvida muito importante na sua formação e no conhecimento infantil. E isso o brinquedo é capaz de fazer e muito bem, espontaneamente, sem compromisso e obrigatoriedade (VELASCO, 1996 p.53).;
Palavras-chave PIBID; Interdisciplinaridade; Brincadeira; Educação-física; Dia da criança;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8239;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística