Autor |
Leite, Giulia Sallaberry; Casarin, Celeide Haudt; Silva, Felipe Fernando Guimarães da; Silva, Luiza Gastmann da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7435197140588442; http://lattes.cnpq.br/4287612275478078; http://lattes.cnpq.br/7130813490476908; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Soltando pipas: o resgate de brincadeiras infantis e a construção de brinquedos como prática docente nos anos iniciais; |
Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, executado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como um dos seus objetivos inserir os bolsistas na escola de educação básica de forma que possam vivenciar práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar (CAPES, 2013).
O Projeto Interdisciplinar do PIBID da Universidade Federal de Pelotas prevê atividades que promovam práticas sociais/culturais/recreativas, envolvendo a língua escrita, brincadeiras, jogos, cultura lúdica, música, dança e educação física para os anos iniciais do ensino fundamental.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil o brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados.
O Brinquedo é a ferramenta do brincar infantil. Tudo aquilo que estimula a criança a descobrir, inventar, analisar, comparar, diferenciar, classificar, etc. É sem dúvida muito importante na sua formação e no conhecimento infantil. E isso o brinquedo é capaz de fazer e muito bem, espontaneamente, sem compromisso e obrigatoriedade (VELASCO, 1996 p.53).; |
Palavras-chave |
PIBID; Interdisciplinaridade; Brincadeira; Educação-física; Dia da criança; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8239; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |