Resumo:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, executado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como um dos seus objetivos inserir os bolsistas na escola de educação básica de forma que possam vivenciar práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar (CAPES, 2013).
O Projeto Interdisciplinar do PIBID da Universidade Federal de Pelotas prevê atividades que promovam práticas sociais/culturais/recreativas, envolvendo a língua escrita, brincadeiras, jogos, cultura lúdica, música, dança e educação física para os anos iniciais do ensino fundamental.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil o brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados.
O Brinquedo é a ferramenta do brincar infantil. Tudo aquilo que estimula a criança a descobrir, inventar, analisar, comparar, diferenciar, classificar, etc. É sem dúvida muito importante na sua formação e no conhecimento infantil. E isso o brinquedo é capaz de fazer e muito bem, espontaneamente, sem compromisso e obrigatoriedade (VELASCO, 1996 p.53).