Autor |
Costa, Rafaela Martinelli da; Bonatti, Jaílson; Almeida, Sílvia de; Kuhnen, Claudia Felin Cerutti; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6978849910484371; http://lattes.cnpq.br/9485228301297923; http://lattes.cnpq.br/3249558848695592; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Práticas de iniciação à docência: ciclos de oficinas pedagógicas no ensino de biologia; |
Resumo |
Uma ressignificação é observada em relação a didática que emerge a partir da investigação sobre o ensino como pratica social viva, em contextos institucionais e sociais em que ocorre (PIMENTA, 2011). Se acentua o formalismo didático na elaboração dos planos de acordo com as normas prefixadas, sendo que a prática pedagógica é simplesmente concebida como uma estratégia que visa alcançar produtos previstos (NEIRA, 2004). Como perspectiva da atividade humana em um princípio educativo propaga luz sobre um olhar novo para as escolas, em relação aquilo que lhe é nuclear, ou seja, a organização de um processo ensino-aprendizagem (VASCONCELLOS, 2009).; |
Palavras-chave |
Circuito de oficinas; Didática; PIBID; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8234; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |