Autor |
Mendes Netto, Ewerton Rodrigues; Alves, João Pedro Correa; |
Orientador |
Sitta, Marli Susana Carrard; Modinger, Carlos Roberto; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9888833544050889; http://lattes.cnpq.br/0445410182463569; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A potencialidade do teatro no espaço escolar; |
Resumo |
Este projeto está sendo desenvolvido na Escola Estadual Coronel Álvaro de Moraes, em Montenegro, por meio do subprojeto de teatro no Pibid/Uergs supervisionado pela professora Ágata Tejada, todas as sextas-feiras no horário entre 13h15 e 14h15 com práticas teatrais que envolvem jogos dramáticos infantis e improvisações. Conforme Slade (1978. p.17) “O jogo dramático é uma forma de arte por direito próprio, não é uma atividade inventada por alguém, mas sim comportamento real dos seres humanos”; é inerente a todo ser humano, que tem uma necessidade de construir e depois destruir, e assim reconstruir-se num movimento contínuo do criar. E logo após essa primeira parte prática seguimos com observações particulares para nossa auto-avaliação sobre os processos feitos e os impactos que percebemos nos alunos. Todas essas nossas observações e auto-avaliações se transformam em textos em um blog dos bolsistas do PIBID/UERGS/TEATRO. Trabalhamos com uma turma de 20 a 25 alunos de segundo ano do ensino fundamental, com a professora regente Fabiana Hack. Faixa etária da turma gira entre 7 a 8 anos.; |
Palavras-chave |
Teatro; Espaço escolar; Jogo dramático; Alunos; Escola Pública; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8227; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |