Resumo:
Este projeto está sendo desenvolvido na Escola Estadual Coronel Álvaro de Moraes, em Montenegro, por meio do subprojeto de teatro no Pibid/Uergs supervisionado pela professora Ágata Tejada, todas as sextas-feiras no horário entre 13h15 e 14h15 com práticas teatrais que envolvem jogos dramáticos infantis e improvisações. Conforme Slade (1978. p.17) “O jogo dramático é uma forma de arte por direito próprio, não é uma atividade inventada por alguém, mas sim comportamento real dos seres humanos”; é inerente a todo ser humano, que tem uma necessidade de construir e depois destruir, e assim reconstruir-se num movimento contínuo do criar. E logo após essa primeira parte prática seguimos com observações particulares para nossa auto-avaliação sobre os processos feitos e os impactos que percebemos nos alunos. Todas essas nossas observações e auto-avaliações se transformam em textos em um blog dos bolsistas do PIBID/UERGS/TEATRO. Trabalhamos com uma turma de 20 a 25 alunos de segundo ano do ensino fundamental, com a professora regente Fabiana Hack. Faixa etária da turma gira entre 7 a 8 anos.