RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desenvolvimento de habilidades motoras especializadas e as aulas de educação física: análises preliminares

Mostrar registro simples

Autor Sczymczacka, Rodrigo; Kuchler, Willian; Bastos, Sadi Ricardo da Silva; Rossi, Mara Shirley;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0699957144574578; http://lattes.cnpq.br/5434279676241927;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de habilidades motoras especializadas e as aulas de educação física: análises preliminares;
Resumo O Grupo de estudos do PIBID/CAPES Educação Física da Universidade do Planalto Catarinense iniciou seus trabalhos em uma escola da Rede Estadual de ensino no final do segundo semestre de 2012, em princípio somente com o Anos Iniciais ancorados na abordagem Desenvolvimentista cujo objetivo é o desenvolvimento das Habilidades Motoras Básicas (TANI 1998). Após 2 anos de intervenção surgiu a necessidade de abranger também os Anos finais seguindo a mesma abordagem, porém trabalhando com as Habilidades Motoras Complexas ou Especializadas. "Habilidades Motoras Especializadas são padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas e outras habilidades motoras específicas e complexas" (GALLAHUE e OZMUN, 2005, p. 368). Quando examinado o processo pelo qual as crianças desenvolvem sua coordenação motora, a relação da atividade física assume uma importância fundamental. Educação Física em âmbito escolar é uma disciplina que atua desde a Educação Infantil, passando pelos Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, EJA e também com atuação nas universidades.;
Palavras-chave Desenvolvimento motor; Habilidades motoras especializadas; Educação física;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8222;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística