Resumo:
O Grupo de estudos do PIBID/CAPES Educação Física da Universidade do Planalto Catarinense iniciou seus trabalhos em uma escola da Rede Estadual de ensino no final do segundo semestre de 2012, em princípio somente com o Anos Iniciais ancorados na abordagem Desenvolvimentista cujo objetivo é o desenvolvimento das Habilidades Motoras Básicas (TANI 1998). Após 2 anos de intervenção surgiu a necessidade de abranger também os Anos finais seguindo a mesma abordagem, porém trabalhando com as Habilidades Motoras Complexas ou Especializadas. "Habilidades Motoras Especializadas são padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas e outras habilidades motoras específicas e complexas" (GALLAHUE e OZMUN, 2005, p. 368). Quando examinado o processo pelo qual as crianças desenvolvem sua coordenação motora, a relação da atividade física assume uma importância fundamental. Educação Física em âmbito escolar é uma disciplina que atua desde a Educação Infantil, passando pelos Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, EJA e também com atuação nas universidades.