Resumo:
A Geografia tem por base de sua ciência, o estudo dos espaços e as interações do sujeito com o espaço. (Goulart, 2011). A Geografia por estudar o espaço geográfico, composto de dimensões múltiplas, e considerar as relações existentes entre a sociedade e a natureza, traz conhecimentos que podem contribuir para os temas transversais, tais como Pluralidades Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Temas Locais, mas certamente tem o que contribuir para outros temas, conforme o planejamento das escolas na cooperação mútua. (Cacete; Paganelli; Pontuschka, 2009). Na vida escolar, elucidar ao aluno essa interação é de suma importância na formação da identidade social dele com o espaço. Através das compreensões da realidade, sob o ponto de vista da espacialidade, o aluno se enxerga nas práticas sociais e na configuração do espaço, trazendo a contextualização do próprio aluno como parte desse espaço, como um aluno-cidadão, trazendo a possibilidade do debate de suas visões e o compartilhamento das mesmas, promovendo debate de ideias e desenvolvendo o raciocínio crítico do aluno (LS CAVALCANTI, 2006).