Autor |
Borba, Andressa da Silva; Silva, Bibiana Harrote Pereira da; Tedesco, Júlia de Souza; Mendez, Natalia Pietra; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9310508397942592; http://lattes.cnpq.br/5255661191588680; http://lattes.cnpq.br/7580869559349158; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Gênero e ensino de história: reflexões sobre práticas de iniciação à docência no PIBID/história (UFRGS); |
Resumo |
O objetivo do trabalho que aqui apresentamos é relatar e discutir as práticas de iniciação à docência desenvolvidas na Oficina de Gênero, atividade realizada através do Subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot. Esta oficina, elaborada e desenvolvida durante o ano letivo de 2017, realizada junto a turmas do terceiro ano do Ensino Médio, têm como foco pensar as relações entre o ensino de história e estudos de gênero e feministas, como sexualidades, feminilidades, masculinidades, machismo e lgbtfobia, por exemplo. As perguntas que orientam a oficina são: em que medida podemos, através da história ensinada, problematizar gênero e relacionar com o cotidiano destes alunos e alunas do Ensino Médio? Quais os impactos de discutir e historicizar gênero e sexualidade em sala de aula? Quais conhecimentos históricos e de gênero são elaborados durante as oficinas, nos diálogos entre professoras e alunos e alunas? Quanto à metodologia de ensino, consiste em: rodas de conversa, recursos audiovisuais, produção de fanzines e elaboração de redações para concretizar a troca fluida de experiências entre alunas, alunos e professoras e professor. Neste trabalho, pretendemos apresentar reflexões decorrentes de nossas observações em sala de aula e também oriundas dos registros de atividades realizadas.; |
Palavras-chave |
Gênero; Sexualidade; Ensino de história; Iniciação à docência; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8212; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |