RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gênero e ensino de história: reflexões sobre práticas de iniciação à docência no PIBID/história (UFRGS)

Mostrar registro simples

Autor Borba, Andressa da Silva; Silva, Bibiana Harrote Pereira da; Tedesco, Júlia de Souza; Mendez, Natalia Pietra;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9310508397942592; http://lattes.cnpq.br/5255661191588680; http://lattes.cnpq.br/7580869559349158;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Gênero e ensino de história: reflexões sobre práticas de iniciação à docência no PIBID/história (UFRGS);
Resumo O objetivo do trabalho que aqui apresentamos é relatar e discutir as práticas de iniciação à docência desenvolvidas na Oficina de Gênero, atividade realizada através do Subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot. Esta oficina, elaborada e desenvolvida durante o ano letivo de 2017, realizada junto a turmas do terceiro ano do Ensino Médio, têm como foco pensar as relações entre o ensino de história e estudos de gênero e feministas, como sexualidades, feminilidades, masculinidades, machismo e lgbtfobia, por exemplo. As perguntas que orientam a oficina são: em que medida podemos, através da história ensinada, problematizar gênero e relacionar com o cotidiano destes alunos e alunas do Ensino Médio? Quais os impactos de discutir e historicizar gênero e sexualidade em sala de aula? Quais conhecimentos históricos e de gênero são elaborados durante as oficinas, nos diálogos entre professoras e alunos e alunas? Quanto à metodologia de ensino, consiste em: rodas de conversa, recursos audiovisuais, produção de fanzines e elaboração de redações para concretizar a troca fluida de experiências entre alunas, alunos e professoras e professor. Neste trabalho, pretendemos apresentar reflexões decorrentes de nossas observações em sala de aula e também oriundas dos registros de atividades realizadas.;
Palavras-chave Gênero; Sexualidade; Ensino de história; Iniciação à docência;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8212;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística