Resumo:
O objetivo do trabalho que aqui apresentamos é relatar e discutir as práticas de iniciação à docência desenvolvidas na Oficina de Gênero, atividade realizada através do Subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot. Esta oficina, elaborada e desenvolvida durante o ano letivo de 2017, realizada junto a turmas do terceiro ano do Ensino Médio, têm como foco pensar as relações entre o ensino de história e estudos de gênero e feministas, como sexualidades, feminilidades, masculinidades, machismo e lgbtfobia, por exemplo. As perguntas que orientam a oficina são: em que medida podemos, através da história ensinada, problematizar gênero e relacionar com o cotidiano destes alunos e alunas do Ensino Médio? Quais os impactos de discutir e historicizar gênero e sexualidade em sala de aula? Quais conhecimentos históricos e de gênero são elaborados durante as oficinas, nos diálogos entre professoras e alunos e alunas? Quanto à metodologia de ensino, consiste em: rodas de conversa, recursos audiovisuais, produção de fanzines e elaboração de redações para concretizar a troca fluida de experiências entre alunas, alunos e professoras e professor. Neste trabalho, pretendemos apresentar reflexões decorrentes de nossas observações em sala de aula e também oriundas dos registros de atividades realizadas.