Autor |
Souza, Mariane Ramos de; Butture, Elaine Teotônio da Silva; Bordinhão, Keoma Yoshio de Paula; Santos, Vanusa Pacheco dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0323989255137427; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Atividades lúdicas e desportivas: o desenvolvimento da colaboração e da cooperação com alunos do primeiro ano do ensino fundamental, em Curitiba/PR; |
Resumo |
Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado dentro do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID - PUCPR), durante o segundo semestre de 2017, realizado em uma Escola Municipal de Curitiba/PR, com alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental. Para atender um dos objetivos do programa desenvolvido, dos quais é necessário produzir atividades lúdicas e desportivas, planejamos aulas para trabalhar a cooperação e a colaboração por meio de brincadeiras, procurando desenvolver habilidades físicas de controle motor global como, por exemplo: ritmo, coordenação, equilíbrio e agilidade. Para tanto se buscou como objetivo geral: relatar experiências de práticas pedagógicas trabalhando a cooperação e a colaboração com alunos do primeiro ano de ensino fundamental. Desta maneira, foram propostos como objetivos específicos: demonstrar a prática docente por meio de brincadeiras lúdicas e apresentar os resultados alcançados durante a prática pedagógica. Para a escrita deste artigo foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, conforme Gil (2002, p. 44) indica, “[...] a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.; |
Palavras-chave |
Brincadeiras; Colaboração; Cooperação; Lúdico; PIBID; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8189; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |