Abstract:
Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado dentro do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID - PUCPR), durante o segundo semestre de 2017, realizado em uma Escola Municipal de Curitiba/PR, com alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental. Para atender um dos objetivos do programa desenvolvido, dos quais é necessário produzir atividades lúdicas e desportivas, planejamos aulas para trabalhar a cooperação e a colaboração por meio de brincadeiras, procurando desenvolver habilidades físicas de controle motor global como, por exemplo: ritmo, coordenação, equilíbrio e agilidade. Para tanto se buscou como objetivo geral: relatar experiências de práticas pedagógicas trabalhando a cooperação e a colaboração com alunos do primeiro ano de ensino fundamental. Desta maneira, foram propostos como objetivos específicos: demonstrar a prática docente por meio de brincadeiras lúdicas e apresentar os resultados alcançados durante a prática pedagógica. Para a escrita deste artigo foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, conforme Gil (2002, p. 44) indica, “[...] a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.