Mostrar registro simples

Autor Dantas, Mirian Letícia Mazzardo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3714801742964783;
Orientador Diaz, Sandra Maria Mattar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3428548047910201;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título As diferenças educacionais como propulsoras da exclusão;
Resumo Muito se discute a diversidade na contemporaneidade brasileira, porém, quando se trata do ambiente educacional o assunto é atenuado. Isso se deve ao fato de ainda existir um modelo tradicional de educação que se baseia na homogeneidade, padronização e tradicionalidade, na qual os alunos que estão inseridos dentro da escola geralmente não são protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Essa homogenia exclui o que não é considerado normal, o que foge do padrão social e que comumente é caracterizado como um problema que deve ser resolvido (CANDAU. 2011). Essas diferenças estão presentes dentro e fora da escola, mas muitas vezes a própria instituição trata a cultura pessoal como um elemento externo, assim, a carga cultural que o aluno traz de casa e da sua convivência extra sala de aula é deixada de lado para que a educação científico-pedagógica prevaleça, fazendo com que a similitude seja cada vez maior e excluindo as diferenças que caracterizam cada estudante como ser social.;
Palavras-chave Educação; Diferenças; Formação docente;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8188;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística