metadataTrad.dc.contributor.author |
Becko, Larissa Tamborindenguy; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2305267175695707; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Amaral, Adriana da Rosa; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8210260553342144; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola da Indústria Criativa; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Desvendando o fã de Super-Heróis: performances, práticas de consumo e identidades; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A proposta deste trabalho é verificar de que forma os fãs de super-heróis da Marvel e DC Comics constroem as suas performances com base nas suas práticas de consumo e de que forma estas contribuem como elementos identitários para esses sujeitos. A pesquisa, que apresenta uma abordagem quantitativa e uma abordagem qualitativa com viés etnográfico, busca analisar a cultura de fã, principalmente com base nas contribuições de Jenkins (1992, 2006, 2009) e Hills (2002, 2015), as construções identitárias, tendo como aporte as reflexões de Hall (2003, 2006), García Canclini (1995, 2011), Martín-Barbero (1997, 2014) e Ortiz (2003), e os processos de consumo, essencialmente a partir dos preceitos de Miller (2007, 2011, 2013) e Barbosa & Campbell (2006), para refletir o caráter multimidiático e o status de mainstream que esses personagens adquiram. As análises empíricas foram realizadas tendo como lente metodológica o conceito de performance, de Schechner (2013) e Goffman (2009), e indicam que o consumo de bens e textos midiáticos relacionados aos super-heróis são fundamentais para que os fãs possam criar suas narrativas identitárias e se posicionar dentro do e para o fandom.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The purpose of this work is to examine how Marvel and DC Comics superhero fans build their performances based on their consumption practices and how these contribute as identity elements for the individuals. The research, which presents a quantitative approach and a qualitative approach with ethnographic bias, seeks to analyze the fan culture, mainly based on the contributions of Jenkins (1992, 2006, 2009) and Hills (2002, 2015), the constructions of identity, taking into account the reflections of Hall (2003, 2006), García Canclini (1995, 2011), Martín-Barbero (1997, 2014), and Ortiz (2003), and consumption processes, essentially from Miller (2007, 2013) and Barbosa's & Campbell (2006) precepts, to reflect the multi-media character and the mainstream status that these characters have acquired. Empirical analyzes are made using the performance concept, by Schechner (2013) and Goffman (2009), as the methodological lens and indicate that the consumption of goods and media texts related to superheroes is fundamental so that the fans can create their identity narratives and position themselves within and for the fandom.; |
metadataTrad.dc.subject |
Super-heróis; Cultura de fã; Consumo; Identidade; Performance; Superheroes; Fan culture; Consumption; Identity; Performance; Performance; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2019-03-07; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8187; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |