Resumo:
A proposta deste trabalho é verificar de que forma os fãs de super-heróis da Marvel e DC Comics constroem as suas performances com base nas suas práticas de consumo e de que forma estas contribuem como elementos identitários para esses sujeitos. A pesquisa, que apresenta uma abordagem quantitativa e uma abordagem qualitativa com viés etnográfico, busca analisar a cultura de fã, principalmente com base nas contribuições de Jenkins (1992, 2006, 2009) e Hills (2002, 2015), as construções identitárias, tendo como aporte as reflexões de Hall (2003, 2006), García Canclini (1995, 2011), Martín-Barbero (1997, 2014) e Ortiz (2003), e os processos de consumo, essencialmente a partir dos preceitos de Miller (2007, 2011, 2013) e Barbosa & Campbell (2006), para refletir o caráter multimidiático e o status de mainstream que esses personagens adquiram. As análises empíricas foram realizadas tendo como lente metodológica o conceito de performance, de Schechner (2013) e Goffman (2009), e indicam que o consumo de bens e textos midiáticos relacionados aos super-heróis são fundamentais para que os fãs possam criar suas narrativas identitárias e se posicionar dentro do e para o fandom.