Autor |
Lorenzon, Mateus; Monteiro, Sabrina; Pissaia, Luis Felipe; Moccelin, Jéssica Maria; Silva, Jacqueline Silva da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9829699736308568; http://lattes.cnpq.br/8553586683379525; http://lattes.cnpq.br/7946134894121915; http://lattes.cnpq.br/5629726616406060; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Ensino por investigação e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: projeto “grandes cientistas: vida e obra de Charles Darwin”; |
Resumo |
Neste resumo expandido, analisamos de que modo o envolvimento de crianças em atividades investigativas favorece o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Para tanto, apresentamos e discutimos um projeto de investigação intitulado “Grandes cientistas: Vida e obra de Charles Darwin” realizado por um dos autores junto a uma turma de 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, localizada em Arroio do Meio/RS. O estudo consiste em uma aproximação da pesquisa-ação, na qual o corpus foi obtido por meio de filmagens, registros fotográficos, gravações de áudio esporádicas, Diário de Aula e análise das produções das crianças, sendo analisados por meio de um exercício reflexivo (GARCÍA, 1995).; |
Palavras-chave |
Ensino por investigação; Alfabetização científica; Anos iniciais do ensino fundamental; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8181; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |