Autor |
Herber, Jane; Hauschild, Cristiane Antonia; Magedanz, Adriana; Zanatta, Flávia; Volkmer, Márcia Solange; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; http://lattes.cnpq.br/1152911680785585; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237; http://lattes.cnpq.br/4688633519569777; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
As práticas de sala de aula e o ser professor: impactos na formação docente na visão dos coordenadores de área; |
Resumo |
Instituído pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2007 para as universidades públicas federais, em 2009 para as estaduais e em 2010 para instituições municipais, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos (BRASIL, 2007; 2009; 2010), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - vem se configurando como política pública de formação inicial e continuada de professores.
As aproximações entre a universidade e a escola proporcionadas pelo Programa vêm possibilitando avanços na formação docente e, em decorrência, mudanças no pensar e fazer a licenciatura. Além disso, o PIBID tem sido um celeiro de atividades didático-pedagógicas e de metodologias de caráter inovador. As pesquisas de Gatti (2011) e Gatti et al. (2014), por
exemplo, apontam os efeitos do Programa tanto na formação inicial quanto continuada dos docentes, no repensar dos currículos dos cursos de licenciatura e na qualidade das ações desenvolvidas nas escolas parceiras impactando a educação básica de maneira significativa. Assim, neste trabalho, tem-se como objetivo apresentar os impactos do PIBID em uma universidade comunitária do Sul do Brasil.; |
Palavras-chave |
Formação; Docência; PIBID; Bolsista; Licenciatura; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8179; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |