Resumo:
Instituído pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2007 para as universidades públicas federais, em 2009 para as estaduais e em 2010 para instituições municipais, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos (BRASIL, 2007; 2009; 2010), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - vem se configurando como política pública de formação inicial e continuada de professores.
As aproximações entre a universidade e a escola proporcionadas pelo Programa vêm possibilitando avanços na formação docente e, em decorrência, mudanças no pensar e fazer a licenciatura. Além disso, o PIBID tem sido um celeiro de atividades didático-pedagógicas e de metodologias de caráter inovador. As pesquisas de Gatti (2011) e Gatti et al. (2014), por
exemplo, apontam os efeitos do Programa tanto na formação inicial quanto continuada dos docentes, no repensar dos currículos dos cursos de licenciatura e na qualidade das ações desenvolvidas nas escolas parceiras impactando a educação básica de maneira significativa. Assim, neste trabalho, tem-se como objetivo apresentar os impactos do PIBID em uma universidade comunitária do Sul do Brasil.