Autor |
Krebs, Fernando Müller; Pinto, Ádria Graziele; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5887578548357406; http://lattes.cnpq.br/2539969574985681; |
Orientador |
Fronckowiak, Ângela Cogo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5317551525182488; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
PIBID UNISC Letras Português e sua relação com bibliotecas escolares da rede pública de Santa Cruz do Sul: em busca das bibliotecas vivas; |
Resumo |
Este trabalho é fruto de mais de quatro anos de atuação do grupo de Letras Português, do PIBID/UNISC, em projetos de revitalização de bibliotecas em escolas da rede pública de Santa Cruz do Sul. As atuações de diversos bolsistas ao longo desses anos nos permitiram repensar o que significa biblioteca, incentivo à leitura e práticas pedagógicas em um contexto estreitamente afetado pela organização do espaço, pela falta de orientação acerca do livro didático e pela ausência de profissionais capacitados para o cuidado com o ambiente. Neste resumo, compartilhamos reflexões sobre a relação entre a biblioteca e o incentivo à leitura no âmbito escolar, tomando como base os estudos de Magda Soares (2011) sobre a escolarização da literatura; os conceitos de oralizar, ler e dizer, de Elie Bajard (2001); e as concepções de fazer poético, de Paul Valéry (2011), de experiência, de Jorge Larrosa (2014), e de jogo e lúdico, de Johan Huizinga (2004). Portanto, focamos este trabalho em aspectos relativos a três eixos: a escolarização da biblioteca; a questão do acúmulo de livros didáticos; e como uma biblioteca escolar pode ser imaginada e construída.; |
Palavras-chave |
Biblioteca escolar; Letramento literário; Formação de professores; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8167; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |