Resumen:
Este trabalho é fruto de mais de quatro anos de atuação do grupo de Letras Português, do PIBID/UNISC, em projetos de revitalização de bibliotecas em escolas da rede pública de Santa Cruz do Sul. As atuações de diversos bolsistas ao longo desses anos nos permitiram repensar o que significa biblioteca, incentivo à leitura e práticas pedagógicas em um contexto estreitamente afetado pela organização do espaço, pela falta de orientação acerca do livro didático e pela ausência de profissionais capacitados para o cuidado com o ambiente. Neste resumo, compartilhamos reflexões sobre a relação entre a biblioteca e o incentivo à leitura no âmbito escolar, tomando como base os estudos de Magda Soares (2011) sobre a escolarização da literatura; os conceitos de oralizar, ler e dizer, de Elie Bajard (2001); e as concepções de fazer poético, de Paul Valéry (2011), de experiência, de Jorge Larrosa (2014), e de jogo e lúdico, de Johan Huizinga (2004). Portanto, focamos este trabalho em aspectos relativos a três eixos: a escolarização da biblioteca; a questão do acúmulo de livros didáticos; e como uma biblioteca escolar pode ser imaginada e construída.