Autor |
Padilha, Viviane Eliane; |
Orientador |
Ferreira, Cristina Ortiga; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5659433017367302; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Gênero textual placa: uma vivência de alfabetização e letramento; |
Resumo |
Ter como princípio de trabalho o alfabetizar letrando, exige reconhecer a diversidade social, os inúmeros contextos em que as práticas de leitura e escrita ocorrem, os diferentes modos que as constituem e os diversos valores que a ela são atribuídos. Como, a partir disso, provocar impactos na apropriação de práticas letradas significativas pelo aluno, favorecendo, a inclusão social? Os gêneros textuais são elementos estruturadores da vida social, e a prática social é o componente orientador para o trabalho didático (ponto de partida e de chegada).
O presente relato descreve a experiência desenvolvido pelo subprojeto do PIBID-Pedagogia com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal João Costa localizada no bairro Itaum, cidade de Joinville- SC. As atividades tiveram como eixo norteador o Letramento, consolidado por meio da exploração do gênero textual Placa.; |
Palavras-chave |
PIBID; Letramento; Alfabetização; Gênero placa; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8165; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |