Autor |
Silva, Francielen Kuball; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7060520650160998; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Utilizando o jogo didático funções inorgânicas como atividade orientadora no ensino de química; |
Resumo |
A utilização de jogos didáticos no ensino de química pode ser empregada como atividade orientadora de ensino, com vistas a proporcionar a aprendizagem efetiva e motivar os estudantes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização de uma atividade orientadora de ensino de química, e de que forma os jogos didáticos auxiliam os professores à apresentarem novas e lúdicas alternativas para a ação docente e, aos alunos a construírem conhecimentos significativos sobre os conteúdos de química.
A Proposta Curricular de Santa Catarina é fundamentada na Teoria Histórico-cultural, objetivada na atividade orientadora de ensino (AOE), como uma ligação entre teoria e prática. O conceito de atividade orientadora de ensino foi desenvolvida por Moura, cujo objetivo desta é constituir a partir de uma “necessidade (apropriação da cultura), um motivo real (apropriação do conhecimento historicamente acumulado), objetivos (ensinar e aprender) e propõe ações que considerem as condições objetivas da instituição escolar” (MOURA, 2010, p. 217).; |
Palavras-chave |
Atividade orientadora de ensino; Jogo didático; Ensino de química; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8162; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |