Autor |
Brito, Andresa Grasiele de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4142285857536879; |
Orientador |
Fronza, Cátia de Azevedo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8861465576589134; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“CALMA, PERA AÍ QUE NÓS VAMOS TE AJUDAR!”: as práticas de Alfabetização e Letramento em uma Turma de Etapa Mista da Educação de Jovens e Adultos; |
Resumo |
Essa pesquisa possibilita refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais precisamente sobre as etapas I e II, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo principal conhecer as práticas de ensino em uma turma de etapa mista da EJA, de escola pública da região do Vale do Rio dos Sinos e, a partir disso: a) analisar atividades realizadas no contexto da EJA que envolvem o uso da linguagem no processo de alfabetização e letramento, verificando como contribuem para a aprendizagem desses alunos; b) identificar as impressões que os alunos da turma têm sobre esse ensino; c) analisar atividades do livro didático utilizado pela turma em questão, verificando se as propostas desenvolvidas com base neste recurso contribuem para a aprendizagem destes educandos. Para o alcance desses objetivos, houve observações das aulas com anotações de campo, entrevistas com professores e com os alunos da respectiva turma. Houve, ainda, análise do livro didático utilizado pelos professores com base em documentos norteadores da EJA. A partir dos pressupostos de Kleiman (1995), Soares (1998, 2003) e Soares (2002, 2003), entre outros autores, as principais constatações estão no fato de os professores buscarem contemplar os desafios da EJA com as experiências de vida dos alunos fora da sala de aula, promovendo a alfabetização e o letramento. Verificou-se que o Livro Didático possui diversas atividades e sugestões para explorar nas turmas de EJA. Ressalta-se, ainda, que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino com pré-conceitos que precisam ser revistos. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas conheçam mais sobre esse ensino e também valorizem suas particularidades. É importante refletir sobre essa modalidade de ensino, na qual o foco também é a aprendizagem da leitura e da escrita pelos alunos, visando melhores oportunidades para as suas vidas.; |
Abstract |
The present research allows us to reflect upon Youth and Adult Education (YAE) , more precisely over the I and II stages, from the first to the fifth year of Elementary School . The main goal to be achieved is to come to know the teaching practices on a mixed level YAE group from a public school in Vale do Rio dos Sinos, starting from: a) analyzing activities carried out in the context of the YAE class that involve the use of language in the process of alphabetization and literacy, verifying how they contribute to the learning of these students; b) identify the students’ impression of the teaching presented; c) analyzing exercises of the textbook used by the group in question, verifying if the developed activities based on this resource contribute to the learning of these students. In order to reach these goals, observations were held, where it was possible to take notes on field and interview both the students and the teachers. There was, also, an analysis of the textbook used by the teachers, based on the guiding documents of YAE. Starting with the premises of Kleiman (1995), Soares (1998, 2003) and Soares (2002, 2003), among other authors, the main findings are in the fact that the teachers seek to contemplate the challenges of YAE with the experiences of the students outside the classroom, promoting alphabetization and literacy. It has been verified that the Textbook includes several activities and suggestions to be explored within YAE groups. It is reinforced that Youth and Adult Education is still a modality of teaching with pre-conceptions that need to be reconsidered. For that to happen, people must be more aware of this education, and its peculiarities must also be valued. It is important to reflect on this teaching modality, which also focuses on the learning of reading and writing of its students, aiming for better life opportunities for them.; |
Palavras-chave |
EJA; Alfabetização; Letramento; Professores; Alunos; YAE; Alphabetization; Literacy; Teachers; Students; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-02-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8137; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |