Abstract:
Essa pesquisa possibilita refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais precisamente sobre as etapas I e II, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo principal conhecer as práticas de ensino em uma turma de etapa mista da EJA, de escola pública da região do Vale do Rio dos Sinos e, a partir disso: a) analisar atividades realizadas no contexto da EJA que envolvem o uso da linguagem no processo de alfabetização e letramento, verificando como contribuem para a aprendizagem desses alunos; b) identificar as impressões que os alunos da turma têm sobre esse ensino; c) analisar atividades do livro didático utilizado pela turma em questão, verificando se as propostas desenvolvidas com base neste recurso contribuem para a aprendizagem destes educandos. Para o alcance desses objetivos, houve observações das aulas com anotações de campo, entrevistas com professores e com os alunos da respectiva turma. Houve, ainda, análise do livro didático utilizado pelos professores com base em documentos norteadores da EJA. A partir dos pressupostos de Kleiman (1995), Soares (1998, 2003) e Soares (2002, 2003), entre outros autores, as principais constatações estão no fato de os professores buscarem contemplar os desafios da EJA com as experiências de vida dos alunos fora da sala de aula, promovendo a alfabetização e o letramento. Verificou-se que o Livro Didático possui diversas atividades e sugestões para explorar nas turmas de EJA. Ressalta-se, ainda, que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino com pré-conceitos que precisam ser revistos. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas conheçam mais sobre esse ensino e também valorizem suas particularidades. É importante refletir sobre essa modalidade de ensino, na qual o foco também é a aprendizagem da leitura e da escrita pelos alunos, visando melhores oportunidades para as suas vidas.