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A persistência das PMEs gaúchas nas exportações: uma análise dos fatores de estímulos e barreiras

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Autor Milan, Edmilson;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3833522721861308;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A persistência das PMEs gaúchas nas exportações: uma análise dos fatores de estímulos e barreiras;
Resumo As exportações são motivadas por fatores internos associados às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) – tais como a disponibilidade de um produto de qualidade superior e a vontade da empresa de crescer e prosperar – e externos, relacionados aos ambientes nos quais as PMEs estão inseridas como uma variação cambial favorável. Entretanto, barreiras internas, como a falta de produção suficiente e a dificuldade em ofertar preços competitivos, e barreiras externas, tais como uma crise econômica no país de destino da exportação, normalmente entravam a atividade exportadora das PMEs. A proposta deste trabalho é compreender como estes fatores motivadores e estas problemáticas barreiras interferem na persistência das PMEs gaúchas nas exportações. Com base num estudo que contou com a participação de quatorze empresas gaúchas, que exportaram ininterruptamente de 2003 a 2017, realizado por meio da aplicação do método QCA – metodologia que permite a utilização dos métodos quantitativo e qualitativo conjuntamente – foi possível conhecer as principais combinações das motivações que geram as exportações, assim como identificar as principais combinações das barreiras que dificultam as exportações das PMEs. Os resultados também apontaram os fatores de estímulos às exportações que mais se destacaram na pesquisa, bem como as principais barreiras internas e externas que foram enfrentadas pelas PMEs em suas trajetórias exportadoras. Por fim, esta pesquisa apresenta sugestões de iniciativas e ações direcionadas aos formuladores de políticas e programas de apoio e de desenvolvimento das exportações, visando estimular as exportações por motivações endógenas às empresas e indicar quais são as principais barreiras internas que precisam ser endereçadas para a persistência de uma PME em seu caminho exportador.;
Abstract Exports are motivated by internal factors associated to Small and Medium Enterprises (SMEs) – such as the availability of a superior product and the company's ambition to grow and prosper – also by external factors, related to the environments in which SMEs are inserted, such as favorable exchange rate variations. However, internal barriers, such as the lack of sufficient production and the difficulty in offering competitive prices, and external barriers, such as an economic crisis in the destination country of export, usually hinder the export activity of SMEs. These motivating factors and problematic barriers interfere in the persistence of the regional SMEs in exports. Based on a study of fourteen Rio Grande do Sul companies, which exported uninterruptedly from 2003 to 2017, using the QCA method – a methodology that allows the use of quantitative and qualitative methods together – it was possible to know the main combinations of motivations that generate exports, as well as to identify the main combinations of barriers that complicate SMEs’s exports. The results also pointed out the stimulus factors for exports that stood out most in the research, as well as the main internal and external barriers that were faced by the SMEs in their exporting trajectories. Finally, this research presents suggestions for initiatives and actions directed at policy makers related to export development and support programs, in order to stimulate exports through endogenous motivations and indicate the main internal barriers that need to be addressed for the persistence of SMEs on their way to export success.;
Palavras-chave Internacionalização de empresas; Exportações; Motivação para a exportação; Barreiras às exportações; Internationalization of companies; Exports; Motivating factors to exports; Export barriers;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8129;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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