Abstract:
As exportações são motivadas por fatores internos associados às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) – tais como a disponibilidade de um produto de qualidade superior e a vontade da empresa de crescer e prosperar – e externos, relacionados aos ambientes nos quais as PMEs estão inseridas como uma variação cambial favorável. Entretanto, barreiras internas, como a falta de produção suficiente e a dificuldade em ofertar preços competitivos, e barreiras externas, tais como uma crise econômica no país de destino da exportação, normalmente entravam a atividade exportadora das PMEs. A proposta deste trabalho é compreender como estes fatores motivadores e estas problemáticas barreiras interferem na persistência das PMEs gaúchas nas exportações. Com base num estudo que contou com a participação de quatorze empresas gaúchas, que exportaram ininterruptamente de 2003 a 2017, realizado por meio da aplicação do método QCA – metodologia que permite a utilização dos métodos quantitativo e qualitativo conjuntamente – foi possível conhecer as principais combinações das motivações que geram as exportações, assim como identificar as principais combinações das barreiras que dificultam as exportações das PMEs. Os resultados também apontaram os fatores de estímulos às exportações que mais se destacaram na pesquisa, bem como as principais barreiras internas e externas que foram enfrentadas pelas PMEs em suas trajetórias exportadoras. Por fim, esta pesquisa apresenta sugestões de iniciativas e ações direcionadas aos formuladores de políticas e programas de apoio e de desenvolvimento das exportações, visando estimular as exportações por motivações endógenas às empresas e indicar quais são as principais barreiras internas que precisam ser endereçadas para a persistência de uma PME em seu caminho exportador.